Deus chamou Abraão e Abraão levou Ló, sobrinho querido. Levou o que Deus não mandou levar. Na caminhada, os problemas começaram a surgir. Abraão estava indo como missão, Ló estava indo com interesse pessoal; Abraão ouvia a voz de Deus, Ló era o esperto que sabia do amor do tio por ele e queria ganhar com isso. 

No caminho ficaram ricos e Ló queria cada vez mais. Queria tanto que começou a querer as bênçãos que pertenciam ao seu tio, Abraão. Queria tirar o tio de cena para ficar com tudo. Ló não acreditava em Deus, ele acreditava na sua sagacidade, na sua malandragem. Abraão, por amor ao sobrinho e querendo evitar contendas, chama Ló e diz: “olha toda terra, escolhe a que você desejar, após a sua escolha eu irei para o lado oposto, não existe mais harmonia entre nós e eu quero seguir o meu caminho naquilo que Deus me chamou”. 

Ló, imediatamente, escolhe pelos olhos. Ganancioso que era achou que estava fazendo o melhor negócio da sua vida. Escolheu toda campina verdejante do Jordão e, não satisfeito, estendeu suas tendas até Sodoma – não sabendo que os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Senhor. Assim que Abraão se afasta de Ló, Deus fala com ele reafirmando a promessa divina de dar a ele e aos seus descendentes a terra de Canaã para sempre.

Observe que interessante: Ló era ganancioso, interesseiro, dissimulado. Ele escolheu o que achou melhor para sua vida. Já Abraão, Deus fez a escolha por ele. Abraão tinha o chamado, Ló era o penetra que queria a benção do outro. Ló só causou problema a Abraão e mais a frente todo o seu projeto ganancioso de vida fracassou. 

Abraão nunca deixou de interceder por Ló, nunca deixou de amar Ló, mas nunca mais ficou com o sobrinho. Ló atrasa a vida dos escolhidos, traz problemas, cria contendas, suscita disputa, quer o que é para o outro, não tem compromisso com Deus, não se submete ao Senhor, é iludido com si mesmo, não constrói relacionamentos profundos, lida com os outros somente na superfície, é motivado nos seus interesses egoístas.

Termino com um conselho: ame Ló, ajude Ló, interceda por Ló mas não conviva com Ló. Deixe Ló seguir o seu caminho, Deus sabe como lida com ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *